bio
Beto Braga
  Beto Braga

 

Diretor de imagens, cinegrafista, editor de imagens, compositor de efeitos visuais, modelador e animador 3D; e finalizador de imagens.
Carlos Roberto Braga Penha ou Beto Braga, como é conhecido artisticamente, começou em 1987 na área de publicidade. Iniciou como cinegrafista e, logo em seguida, como editor de imagens.

Em 1989, participou da construção e implantação do estúdio e ilha de edição da ETEC (Escola Técnica de Comunicação), a primeira escola de publicidade do Brasil a ter estúdio e ilha de edição próprios, à disposição dos alunos. Beto Braga assumiu a coordenação do estúdio e seguiu como orientador das aulas práticas no estúdio e ilha de edição da escola.
 
 

 

Junto com a direção da escola de publicidade ETEC, colaborou com a criação da CPR propaganda, agência house da escola.
A CPR Propaganda começou produzindo apenas peças publicitárias para a própria escola: Anúncios de jornal e revista, e comerciais para TV.
Rapidamente a agência cresceu e começou a atender outros clientes.

Foi então que a agência abriu suas portas para os alunos da escola e foi iniciado um trabalho complementar de educação. Os alunos estudavam e trabalhavam profissionalmente, atendendo clientes de verdade, dentro da mesma estrutura. Foi um trabalho pioneiro, o qual abriu portas para outras instituições de ensino profissionalizante na área de comunicação.

 

  Beto Braga  
 


Em 1991, começou a realizar trabalhos em animação 2D para o mercado publicitário como freelancer.
Em 1992, Beto Braga entrou na carreira acadêmica como professor de RTVC (Radio, TV e Cinema).

Tendo o prazer de educar e formar centenas de alunos na área de publicidade. Em paralelo, seguindo com
o trabalho de cinegrafista e editor, continuou trabalhando em diversas produtoras de vídeo,
realizando diversos programas de TV independentes e comerciais para TV.

 
   

Em 1995, fundou a empresa Daimons Graphics Animation Produções LTDA.
Beto Braga vislumbrou no desenvolvimento tecnológico a viabilidade de implementar a produção de animações digitais no Brasil. Numa época onde não se ouvia falar praticamente do assunto, desenvolveu uma das primeiras empresas Brasileiras em computação gráfica 3D. O objetivo era atender um mercado ávido por criatividade e qualidade na finalização de seus produtos: Assinaturas de comerciais, aberturas de programas, campanhas institucionais e personagens digitais.

 
 

Em paralelo a tudo isso, Beto Braga iniciou sua carreira como diretor de imagens para broadcasting.
A opção de permanecer como profissional freelancer possibilitou diversificação e inovação ao seu portifólio. Teve a oportunidade de trabalhar com uma vasta quantidade de produtoras, emissoras de TV, canais internacionais e eventos de grande porte.

Em 2000, iniciou parceria com PH Castanheira, produtor musical da Rede Globo e diretor artístico na área de entretenimento. Essa parceria frutificou em dezenas de projetos, shows, DVDs, vídeo clipes e até um projeto de longa metragem em animação.
   
  Beto Braga   Beto Braga participou da transmissão ao vivo de muitos eventos de grande porte: Coca-cola VibeZone, Volvo Ocean Race, Megarampa. Em 2010, participou da transmissão da World Urban Forum 5, organizado e convocado pela ONU-Habitat, e transmitiu de Copacabana, ao vivo, o anuncio da vitória do Rio de Janeiro como Cidade Olímpica em 2016.  
 

Em 2013, teve o prazer de ser responsável pelo direção de imagens e controle mestre da transmissão mundial da visita do papa Francisco no Rio de janeiro (JMJ Rio 2013 - A Jornada Mundial da Juventude). Esse evento durou 6 dias na praia de Copacabana, transmitido para todo o mundo e recebeu cerca de 2 milhões de pessoas.

Esteve ainda, por 10 anos (até 2015), à frente do palco principal do maior evento turístico do país: O Réveillon de Copacabana.
  Beto Braga  
         
  Beto Braga  

Os anos de atuação de Beto Braga nesses eventos de grande porte, incluíram direção de imagem da performance de diversos artistas conceituados, tais como: Alcione, Annita, Cláudia Leitte, David Guetta, Daniel, Diogo Nogueira e Ivete Sangalo.

Hoje, Beto Braga segue atendendo ao mercado nas suas áreas de atuação, porém, com um foco maior em seus projetos autorais que estão em desenvolvimento. Sempre em busca de novos desafios.